Conclusões do grupo com base nas perguntas e respostas
Tanto nos questionamentos quanto nos comentários, vários focos sobre o tema foram apresentados, o que comprova que o assunto tem diversos pontos de vista.
Um destes focos é a credibilidade das informações quando se trabalha com um fluxo das mesmas, onde qualquer tipo de pessoa é capaz de contribuir com sua “fatia” de conhecimento. Isso pode se tornar um grande problema para aqueles que não tem muita intimidade com a Internet e não conhecem bem seus canais de informação “confiável”.
No que se diz respeito à mudança dos pesados volumes das enciclopédias à Wikipedia e toda sua dinamicidade do conhecimento, as pessoas simplesmente se habituaram ao novo modelo de informação. Talvez não da melhor forma, uma vez que no âmbito escolar, muitos alunos simplesmente copiam e colam as informações ao invés de fazerem todo o velho processo de pesquisa de antigamente. Quanto a chips no cérebro, só o futuro nos dirá. O que agora parece absurdo pode se tornar algo natural e, quem sabe, extinguir a busca pelo conhecimento da forma como se dá hoje.
Outro ponto importante é o modo como as empresas têm reagido a essas mudanças no âmbito do conhecimento. É de comum acordo o entendimento de que elas têm, de alguma forma, se adaptado a essas mudanças. Ferramentas como perfis em redes socias, conteúdo compartilhado em wikis, blogs etc. tem sido utilizadas no sentido de otimizar o envolvimento de funcionários e clientes, entretanto, além de seu uso, é necessário a capacitação e interesse dos funcionários e da própria empresa para que o fluxo de conhecimento aconteça.
Numa visão mais complexa, é questionado quanto ao papel da web nessa mudança do conhecimento e a real proposta de fluxo do mesmo. A dúvida se baseia na provável dificuldade apresentada pelo usuário da web em assimilar e processar todo este fluxo com sua velocidade avançada e grande volume informacional. Uma visão apresentada é de que o sistema encontra-se tão complexo quanto a mente humana e que é inevitável suas complicações (desorganização, erros, etc.) por se tratar de uma tecnologia. Cada visão tende a ser bastante pessoal quando a este respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário