Dizer que a web está sendo direcionada para um novo fluxo de conhecimento pode ser muito mais abrangente do que realmente ocorre ou está para acontecer em um curto espaço de tempo.
Enquanto a rede segue rumo à inteligência (web semântica), seus usuários correm o risco de estarem cada vez mais próximos da linguagem de máquina, isto é, repletos de dados e informações, mas sem formação crítica a seu respeito.
Com o crescente volume informacional e a espantosa velocidade com a qual todo esse volume chega ao usuário da web, torna-se cada vez mais difícil processar tanta informação. E o questionamento é: Estarão mesmo as novas "webs" contribuindo para o chamado "fluxo do CONHECIMENTO"? Ou o resultado dessa interação não passa de um monte de dados e informações mal processadas por seus receptores?
Acho que a Web está sim contribuindo para o fluxo do conhecimento. Mas como todo meio de comunicação existente no mundo ela está sujeita a erros, complicações, desorganização etc.
ResponderExcluirEsse fluxo se torna tão complexo quanto a nossa capacidade de gerar conteúdo e repassá-lo para o mundo.
A web contribui para o fluxo de dados e conhecimentos. Cabe ao usuário determinar o valor real do conhecimento que coleta, bem como formar novos conhecimentos de valor, a partir dos dados disseminados na web.
ResponderExcluir