quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Conhecimento e suas características atuais: cada vez mais um FLUXO e menos um RESERVATÓRIO

Os termos em destaque buscam designar e realçar a oposição entre os caracteres dinâmico e estático do conhecimento. Dos pesados volumes das enciclopédias à Wikipedia e dela, num futuro não muito distante, aos chips de memória integrados ao cérebro humano, isso é o que vivemos. É tudo muito rápido. Muitas vezes não dá nem tempo de escrever um livro sobre determinado assunto pois ao concluí-lo o mesmo já estará obsoleto. Hoje é mais fácil aprender, para os que realmente buscam conhecimento. As fontes são múltiplas e estão em toda parte.

Nesse contexto de rápidas e substanciais mudanças, os professores estão preparados para extrair o melhor dessas características para uso no âmbito escolar?

4 comentários:

  1. "num futuro não muito distante, aos chips de memória integrados ao cérebro humano"
    ... que hipérbole, com H maiúsculo.
    Não sei se essa previsão do futuro a lá Neuromancer incentiva ou assusta. =)

    ResponderExcluir
  2. Tensa essa pergunta!

    Acho que...não só os professores.. ninguém está preparado para essas mudanças. Elas simplesmente acontecem!! O ser humano aprendeu a se adaptar rapidamente as mudanças sem questioná-las.

    Num futuro distante...chips no cérebro humano...dá medo agora..mas e depois?

    ResponderExcluir
  3. O mundo tem mudado tanto nos últimos séculos. Antigamente voar era impossível, celular inimaginável. Acho perfeitamente cabível uma integração homem-máquina num futuro não tão distante. O que não são uns 300 anos de evolução... (se o planeta durar até lá)

    ResponderExcluir
  4. Isso não será para nossa geração... nem talvez a de nossos filhos mas que virá, disso não tenho dúvidas. Quando vemos os avanços como o de órgãos de reposição e biônicos não há como duvidar.

    ResponderExcluir