Com a mudança do paradigma de "reservatório de conhecimento" para "fluxo de conhecimento", como podemos julgar se uma fonte de informação na internet é confiável se é tudo tão transitório?
Hoje temos acesso a todo e qualquer tipo de informação na internet. Informações essas que estão em constante atualização, gerando um fluxo de conhecimento na rede e em nossas mentes. Absorvemos tudo aquilo que achamos útil e com isso vamos reciclando nossos conhecimentos e ideias. Porém, podemos absorver informações errôneas ao se utilizar de fontes de confiabilidade duvidosa. O que para muitos parece bobagem, é um sério problema, uma vez que temos usuários de diferentes níveis de instrução e/ou habilidade com o mundo virtual.
"A verdade está lá fora", mas aonde?!? Concordo com você, hoje é muito fácil para qualquer pessoa publicar informações que muitas vezes não temos como confirmar, a falsidade destas pode ser acidental ou não. Então é muito importante filtrar com muita atenção todas as informações que recebemos, considerar as fontes e a temporalidade das mesmas.
ResponderExcluirRealmente a absorção de informações errôneas se torna algo muito comum e grave para pessoas que possuem baixo nível de instrução e/ou pouca habilidade com o mundo virtual.
ResponderExcluirPara aqueles que não possuem a "maldade" de navegar na internet, a busca de informações pode resultar não só em coisas absurdamente erradas como também em vírus, roubos de senhas etc.
Para resolver essa questão tem surgido, já há anos, os grandes portais de conteúdo, como UOL, Terra, Globo.com, Limão, entre outros. Esses sites selecionam conteúdo relevante para seu público alvo, avaliando sua credibilidade. Isso pode ser uma solução para aqueles que sentem dificuldade em avaliar a confiabilidade da informação que acessa. Mas para muitos, a grande rede ainda é a principal fonte de conteúdo.
ResponderExcluirUma boa estratégia quando somos leigos na área em questão, é comparar a informação em questão com a de fontes já conhecidas e respeitadas.
ResponderExcluirNo caso em que buscamos informação de nossa área de pesquisa já é mais fácil saber se o que lemos é verídico ou não.
Mesmo com o conhecimento passando a ser transmitido em forma de fluxo ele não passará a ser tão transitório como se imagina. Uma informação continua presente mesmo que mude de abordagem ou passe a ser considerada uma informção incorreta, mas de uma forma ou de outra ainda poderá ser utilizada para algum fim.
ResponderExcluiro proprio Google permite que se acesse determinados resultados de pesquisa "inexistentes" mas que permanece armazenado em cache. A informação que foi negada, pode ser utilizada para mostrar o que não é verdade e a internet apenas se tornou o maior de todos os reservátorios desconexos da atualidade.
A informação flui através de portais de noticias, blogs, redes sociais e no fim se acumulam no mar que surfamos: a Internet. Como uma grande biblioteca, onde temos volumes de assuntos diversos, o que precisamos é aprender a procurar filtrar e aproveitar tanto a informação que flui como aquela que foi acumulada e assim como uma enciclopédia tem seu prazo de validade as novas fontes de conhecimento em fluxo também, ter um bom senso crítico e procurar outras opniões é sempre fundamental para certificar a confiabilidade de uma informação.