terça-feira, 6 de setembro de 2011

Google OpenSocial

O Google OpenSocial é uma API aberta do Google baseada em HTML e Javascript. Ela permite a criação de widgets para serem executados dentro de redes sociais que suportem a API. Entre estas redes estão as já conhecidas Orkut, MySpace, Friendster, LinkedIn, hi5 e  Ning.


5 comentários:

  1. Basicamente, todos os widgets disponíveis para o agregador iGoogle são feitos usando o opensocial.
    Muitos apps podem ser achados aqui: http://www.appfoyer.com/

    A o objetivo da iniciativa é criar uma API que usasse um mesmo padrão reconhecido em muitos sites. Porque o Facebook e Google+ não colaboram com o OpenSocial?

    ResponderExcluir
  2. O motivo do Facebook não aderir ao OpenSocial é bem simples. O OpenSocial é um esforço da Google para barrar o crescimento desenfreado do Facebook, que já possui uma API social semelhante. Por isso, não faz sentido o Facebook apoiar um produto concorrente.

    Quanto ao Google Plus, o mesmo possui sua própria API, a Google+ API. Como se trata de uma rede social completa como o Facebook e que busca tomar o seu mercado, não é conveniente (pelo menos ainda) investir em algo que também ajude as outras redes sociais concorrentes.

    ResponderExcluir
  3. Esta pergunta é bastante pertinente e, a respeito da concorrência, observamos que esses mesmos motivos (apresentados pelo Robson) são também dificuldadores da expansão da "idéia" do OpenSocial.
    De maneira contraditória, a integração ocorre apenas por partes na visão do usuário já que várias são as aplicações que não se comunicam, visto serem de desenvolvedores concorrentes.

    ResponderExcluir
  4. Ambos a API do Facebook e o OpenSocial tem por intuito torna a internet um lugar mais social.
    No que o OpenSocial se difere da API do Facebook?
    Na opinião de vocês: ele é melhor, pior ou apenas diferente?

    ResponderExcluir
  5. O objetivo principal da OpenSocial declarado de forma aberta é "Making the web better by making it social". Entretanto, nas entrelinhas, é criar um produto para bater de frente com o Facebook. Talvez o google pudesse usar uma nova linguagem, framework ou metodologia mas acredito que optou por padrões de mercado para agilizar sua adoção já que praticamente não exige novo aprendizado.

    ResponderExcluir