segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Conhecimento e suas características atuais: cada vez mais um FLUXO e menos um RESERVATÓRIO

Conclusões do grupo com base nas perguntas e respostas


Tanto nos questionamentos quanto nos comentários, vários focos sobre o tema foram apresentados, o que comprova que o assunto tem diversos pontos de vista.


Um destes focos é a credibilidade das informações quando se trabalha com um fluxo das mesmas, onde qualquer tipo de pessoa é capaz de contribuir com sua “fatia” de conhecimento. Isso pode se tornar um grande problema para aqueles que não tem muita intimidade com a Internet e não conhecem bem seus canais de informação “confiável”.


No que se diz respeito à mudança dos pesados volumes das enciclopédias à Wikipedia e toda sua dinamicidade do conhecimento, as pessoas simplesmente se habituaram ao novo modelo de informação. Talvez não da melhor forma, uma vez que no âmbito escolar, muitos alunos simplesmente copiam e colam as informações ao invés de fazerem todo o velho processo de pesquisa de antigamente. Quanto a chips no cérebro, só o futuro nos dirá. O que agora parece absurdo pode se tornar algo natural e, quem sabe, extinguir a busca pelo conhecimento da forma como se dá hoje.


Outro ponto importante é o modo como as empresas têm reagido a essas mudanças no âmbito do conhecimento. É de comum acordo o entendimento de que elas têm, de alguma forma, se adaptado a essas mudanças. Ferramentas como perfis em redes socias, conteúdo compartilhado em wikis, blogs etc. tem sido utilizadas no sentido de otimizar o envolvimento de funcionários e clientes, entretanto, além de seu uso, é necessário a capacitação e interesse dos funcionários e da própria empresa para que o fluxo de conhecimento aconteça.


Numa visão mais complexa, é questionado quanto ao papel da web nessa mudança do conhecimento e a real proposta de fluxo do mesmo. A dúvida se baseia na provável dificuldade apresentada pelo usuário da web em assimilar e processar todo este fluxo com sua velocidade avançada e grande volume informacional. Uma visão apresentada é de que o sistema encontra-se tão complexo quanto a mente humana e que é inevitável suas complicações (desorganização, erros, etc.) por se tratar de uma tecnologia. Cada visão tende a ser bastante pessoal quando a este respeito.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Conhecimento e suas características atuais: cada vez mais um FLUXO e menos um RESERVATÓRIO

Dizer que a web está sendo direcionada para um novo fluxo de conhecimento pode ser muito mais abrangente do que realmente ocorre ou está para acontecer em um curto espaço de tempo.

Enquanto a rede segue rumo à inteligência (web semântica), seus usuários correm o risco de estarem cada vez mais próximos da linguagem de máquina, isto é, repletos de dados e informações, mas sem formação crítica a seu respeito.

Com o crescente volume informacional e a espantosa velocidade com a qual todo esse volume chega ao usuário da web, torna-se cada vez mais difícil processar tanta informação. E o questionamento é: Estarão mesmo as novas "webs" contribuindo para o chamado "fluxo do CONHECIMENTO"? Ou o resultado dessa interação não passa de um monte de dados e informações mal processadas por seus receptores?

Conhecimento e suas características atuais: cada vez mais um FLUXO e menos um RESERVATÓRIO

Os termos em destaque buscam designar e realçar a oposição entre os caracteres dinâmico e estático do conhecimento. Dos pesados volumes das enciclopédias à Wikipedia e dela, num futuro não muito distante, aos chips de memória integrados ao cérebro humano, isso é o que vivemos. É tudo muito rápido. Muitas vezes não dá nem tempo de escrever um livro sobre determinado assunto pois ao concluí-lo o mesmo já estará obsoleto. Hoje é mais fácil aprender, para os que realmente buscam conhecimento. As fontes são múltiplas e estão em toda parte.

Nesse contexto de rápidas e substanciais mudanças, os professores estão preparados para extrair o melhor dessas características para uso no âmbito escolar?

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Conhecimento e suas características atuais: cada vez mais um FLUXO e menos um RESERVATÓRIO

Com a mudança do paradigma de "reservatório de conhecimento" para "fluxo de conhecimento", como podemos julgar se uma fonte de informação na internet é confiável se é tudo tão transitório?

Hoje temos acesso a todo e qualquer tipo de informação na internet. Informações essas que estão em constante atualização, gerando um fluxo de conhecimento na rede e em nossas mentes. Absorvemos tudo aquilo que achamos útil e com isso vamos reciclando nossos conhecimentos e ideias. Porém, podemos absorver informações errôneas ao se utilizar de fontes de confiabilidade duvidosa. O que para muitos parece bobagem, é um sério problema, uma vez que temos usuários de diferentes níveis de instrução e/ou habilidade com o mundo virtual.